trabalho
- A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico.
- O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
FALANDO MAIS SOBRE O ASSUNTO!
- Ter a visão do ser que pratica o esporte, é muito importante para não se utilizar a psicologia limitadamente como ciência do comportamento. Muito mais do que isso, a psicologia pretende desenvolver e discutir com os atletas todas outras áreas de sua vida: Valores pessoais, motivações e percepções.
- Um atleta completo não é só um homem em seu perfeito estado físico. Como ser humano, ele é um conjunto de corpo e mente.
- O esporte abre as portas para inseguranças, medos, ansiedades, estresses, agressões humanas e etc; Outra questão presente na vida do esportista é a aposentadoria, pois essa é uma carreira de curta duração. Por essas e por outras, o atleta vive na fronteira do desequilíbrio emocional.
SOBRE O PSICOLOGO DO ESPORTE.
- O trabalho do psicólogo é fazer com que o atleta busque o equilíbrio, tanto físico quanto mental.
- O psicólogo do esporte trabalha no sentido de desenvolver no atleta maior percepção de seu corpo e mente. Os resultados são muitos, como aumento da concentração durante jogos, diminuição do estresse, automatização de cuidados básicos, velocidade de raciocínio para melhores respostas durante o jogo, entre outras.
- Além de contribuir para a performance de atletas, se deve trabalhar para transformá-los em pessoas mais realizadas e felizes. Mais do que atletas, pessoas melhores.
METODOS USADOS NO TRABALHO - Os psicólogos do esporte costumam usar algumas teorias em seu trabalho: • Teoria