154233554658
882 palavras
4 páginas
Faculdade Madre Thais Ilhéus, 10 de junho de 2012
Discente: Danilo Melo Barbosa
Docente: Fábio Andrade
2° Semestre do curso de Administração
Matéria: Economia
Sistema Monetário Internacional
Dando grande importância à necessidade de ter um Sistema Monetário Internacional, que objetiva harmonizar as relações entre países com caráter de igualdade, em meio aos interesses pessoais das nações líderes. Apesar dos seus pontos negativos existem também bastantes vantagens, pois com ele ocorre um grande crescimento e desenvolvimento da economia mundial. Proporcionando uma maior articulação entre as economias pelo comércio, setor financeiro e produtividade industrial isso só poderia ocorrer através de algo comum, a moeda, que harmoniza minimamente as trocas.
O padrão ouro-clássico foi o primeiro Sistema Monetário Internacional, onde a Inglaterra era a potência econômica líder e as outras nações seguiam a norma inglesa para poderem atingir o sucesso econômico. O equilíbrio interno e externo da economia era seu objetivo, sendo o Banco Central o responsável por tal equilíbrio. O mecanismo do fluxo de preço em espécie onde o ouro era utilizado como fluxos de reservas internacionais reduzia automaticamente a oferta de moeda estrangeira e aumentava a oferta de moeda da Inglaterra, baixando os preços estrangeiros e elevando os preços internos para por fim obter-se o equilíbrio do balanço de pagamento.
Um ponto negativo desse sistema era a desvantagem que o Brasil sofreu por ser um país da América Latina onde a taxa aplicada a sua moeda subiam descontroladamente desprezando a sua capacidade econômica no período.
Através do padrão ouro, os dirigentes ingleses fizeram do controle quase monopolístico dos meios de pagamento universal (onde a libra era na época a moeda universal) instrumento de subordinação aos outros países, isso permitiu que o governo inglês dirigisse com eficiência um espaço político e econômico muito maior que qualquer outro império mundial anterior