TrabalhO
Humanização como conceito é o processo pelo qual surge e se desenvolve a cultura em todos os seus níveis (nível técnico-econômico, sócio político e ideológico) tal e como a conhecemos nos dias de hoje.
A humanização no nível técnico-econômico corresponde ao modo em que um determinado grupo social se relaciona como o meio físico. Já a Humanização no nível sócio político corresponde ao modo em que os indivíduos de um grupo social se relacionam entre si e com outros grupos sociais. No caso do nível ideológico ou nível sócio axio ideológico corresponde ao modo em que um grupo social com as crenças, os valores e normas e regras que orientam a vida em meio a uma sociedade.
A humanização ajudou o indivíduo a ser capar de adquirir usos novos e difundir esses usos. Os seres humanos que participam ou participaram desse processo foram portadores de mudanças que marcaram um desenvolvimento na forma de agir do homem moderno e influenciaram a muitas gerações até chegar ao que nós conhecemos como humanização.
Num conceito mais claro e mais moderno a humanização é a ação e o efeito de fomentar que as pessoas hajam de forma benéfica. As campanhas de sensibilização social, mentalização e informativas, promovidas geralmente por ONGs (Organizações Não Governamentais), pretende exatamente a aceitação de grupos sociais chamados minoritários que enfrentam dificuldades para uma integração com os demais e com o resto da sociedade, ou seja, a humanização na qualidade de vida para todos os seres humanos.
Participação em grupos
Do ponto de vista sociológico, participação é um conceito relacional e polissêmico, pois remete tanto à coesão social como a mudança social. A participação implica comportamentos e atitudes passivos e ativos, estimulados ou não. Na medida em que a ação mobiliza o sujeito do ponto de vista emocional, intuitivo e racional, a participação pode ser entendida como um princípio diretor do conhecimento, variável segundo os