Trabalho
Este processo consiste em extrusar o Composto de PVC a formando um cordão ou uma fita que será depositado em um sistema de cilindros aquecidos que formam a calandra. Dependendo da tecnologia utilizadas as calandras podem ter números diferentes de cilindros. Normalmente, a calandra tem quatro rolos de tamanhos disitintos, que giram a velocidades ligeiramente diferentes para formar os filmes, chapas ou laminados.
O material passa por um cabeçote tipo “flat dye”, que o distribui a um sistema de rolos conferindo espessura e aspecto final ao laminado/chapa.
As características dos materiais obtidos pelo processo de calandragem são:
possibilidade de obter-se materiais planos com ou sem brilho; transparentes, opacos, ou coloridos; baixa permeabilidade ao vapor d'água; produtos atóxicos; espessura constante; obtenção de materiais rígidos ou flexíveis.
As principais aplicações em materiais rígidos são:
chapas para termoformagem visando aplicações tipo "blister"; confecção de cartões de crédito e de uso geral; rótulos, etc.
As principais aplicações em materiais flexíveis são:
lonas de caminhão; laminados para "banners"; laminados para toldos; guarda-sóis e coberturas; laminados para confecção de bolsas de sangue e soro; aplicações industriais como confecção de "big-bags", e geo-membranas entre outras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calandragem
Calandragem de Polímeros
A calandragem de plásticos ou borrachas é um processo contínuo que consiste em alimentar o polímero plastificado (fundido/amolecido e homogeneizado) nos cilindros aquecidos de uma calandra. O número de cilindros podem variar