bacharel
1) A empresa possui um portfólio de mais de 200 produtos de cervejas nacionais, internacionais e refrigerantes. Os principais produtos são as cervejas e os chopes da Brahma, Skol e Antártica, que são os mais vendidos do Brasil. A empresa também oferece cervejas importadas com uma baixa participação no mercado, feitas para um público mais restrito, como a belga Stella Artois. Alguns dos produtos não são produzidos pela empresa, apenas distribuídos, como a Pepsi. O fornecimento e a distribuição dos produtos é segmentada pela região (onde vende mais, tipos de bar para qual o produto é destinado), o que acaba indiretamente levando também a uma segmentação por poder aquisitivo.
2) A empresa possui um setor de P&D, que é centralizado em SP, sendo que os produtos em desenvolvimento são informação sigilosa. No entanto, apesar da centralização do setor em SP, a busca pela inovação dos produtos e o processo de desenvolvimento também ocorrem dentro das unidades. Então, os entrevistados deram a entender que a ideia e a concepção dos novos produtos ocorrem dentro das unidades, mas a etapa de desenvolvimento, testes, etc. ocorre dentro desse setor em SP.
3) Que tipos de critérios são adotados na escolha dos fornecedores? O maior critério na hora de selecionar os fornecedores é ter certeza que eles não irão prejudicar o nome da Empresa.. A AMBEV quer parceiros de confiança, afinal, se aliar com uma empresa antiética e de má reputação pode afetar a imagem da marca negativamente. Dessa forma, eles analisam se os fornecedores estão em dia com a fiscalização. Após isso, são analisados outros critérios, como o custo e a qualidade, sendo o tempo de entrega o maior critério de qualidade adotado pela AMBEV. O setor de transportes é terceirizado e a Empresa se preocupa com a qualidade da equipe de transportadores e com a cultura da empresa para ver se eles estão bem alinhados com a cultura da própria AMBEV.
4) Como