trabalho
Nós utilizamos E-mail, sametime (aplicativo de comunicação interna), telefone e quando necessário, conversamos pessoalmente.
* Você se considera uma pessoa assertiva? Por quais motivos?
Atualmente posso dizer que sim, pois procuro me expressar de forma clara, direta e natural, porém sem violar o direito das outras pessoas ou causar constrangimentos. Antigamente tinha dificuldade para dizer não para as pessoas, hoje digo sempre que necessário.
* Quais são as dificuldade de trabalhar com pessoas inassertivas? Como você lida com isso?
Pessoas inassertivas costumam explodir por pequenos motivos porque acabam não dizendo o que sentem de maneira adequada. É uma situação complicada de se lidar. É preciso ter paciência e respeitar as diferenças entre as pessoas. * Quem elabora e executa os projetos de treinamento e desenvolvimento dentro da empresa? Como são realizados? Qual sua opinião sobre eles?
Normalmente é a área de Recursos Humanos. Há pouco tempo atrás a empresa vem investindo no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, especialmente aqueles ligados a alguns projetos específicos. Por exemplo, está em andamento um grande projeto a nível mundial onde recebemos a visita de consultores e especialistas de vários países e a empresa identificou que o domínio do idioma inglês era uma grande deficiência. Sendo assim, contratou uma consultoria para cuidar do desenvolvimento de cada colaborador para adequar seus perfis ao projeto, e está subsidiando um curso de inglês.
* Você acha que a empresa atua de forma democrática junto aos funcionários? Por quê?
....
* Qual o estilo de liderança utilizado pelo seu superior? E o seu perfil?
Meu superior é bastante exigente e adota uma postura um tanto quanto agressiva (no sentido de pressionar). Costuma cobrar bastante as tarefas, acompanhando o desenvolvimento diariamente. Meu estilo paciente e ponderado faz com que eu