Trabalho
O DIREITO COMO CAMPO DE PESQUISA HISTÓRICA E A
HISTÓRIA COMO CONTRIBUIÇÃO AO AVANÇO DO DIREITO
O proposito foi apresentar a discursao que a autora realizou em sua graduação em historia e direito que se conclui no livro sob o jug/Jugo da lei: Confronto histórico entre direito e justiça. Neste livro pode-se concluir que o mundo jurídico há muitos conflitos sociais, e ao mesmo tempo oferece campo para diversas pesquisas históricas.
No texto a autora questiona os operadores jurídicos, que ela diz ``educados para obediência cega a toda e qualquer legislação ´´ , isto sem percebem que uma lei pode ser injusta , conter falhas,lacunas,omissões e silenciosamente propositais.
Entao para o seguinte entendimento a autora utilizou uma análise reflexiva do funcionamento judicial, procurando com que compreendessem as diferenças conceituais entre Direito, Lei e Justiça, de forma com que a Historia não apareça como uma ciência auxiliar, mas capaz de deixar o campo jurídico mais complicado para a compreençao ,com também varias criticas aos processos judiciais.
O jogo jurídico é a forma como os diversos agentes ( advogados, juízes, promotores, escrivoes, desembargadores e outros) articulam seus atos de forma política e intencional.
A autora cita também a procupaçao com caráter , marcadamente elitista e conservador que ela assume por parte de diversos agentes operadores do direito, com pessoas podem criar possibilidades ao entrarem e aceitarem o ``jogo´´ pelo estabelecimento do direito. Com isto , a aplicação do que se chama ``da Justiça´´ não ocorre de forma neutra .
No texto é citado um exemplo do Processo Judicial de Reintegraçao de Posse da Fazenda Tangará, onde foi invadida por um grupo grande de sem terras mineiros o MLST.
Nesta disputa dentro do poder judiciário permitiu com que eu tivevesse algumas reflexões , com analise dos autos processuais ficaram patentes: ``se o governador interfere na