trabalho
Se Comte quem cria o termo Sociologia, é Durkheim1 quem dá substância ao mesmo, procurando definir o objeto de estudo, o método de estudo e a finalidade da sociologia. Para ele, a sociologia é a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento. A sociologia para Durkheim tem por objeto de estudo o que ele denomina de fatos sociais.
FATOS SOCIAIS toda maneira de agir que exerce uma coerção exterior sobre o indivíduo.
Para ele, os fatos sociais tem 3 características:
1. Coerção social: fatos sociais existem independente das consciências individuais. Através da educação, os indivíduos são levados a aceitar as regras do convívio social.2 O papel da educação é preparar o sujeito para viver em sociedade e escapar das punições. Quanto maior a coerção exercida sobre os transgressores, mais importantes são as regras para a sociedade.
Ex: pense no grau de punição que alguém recebe quando comete um homicídio; para Durkheim,o peso da punição é uma forma de mostrar a importância da regra.
Durkheim aponta que existem dois tipos de sanções:
SANÇÕES LEGAIS => são as leis expressas da sociedade, como por exemplo, o código penal brasileiro.
SANÇÕES ESPONTÂNEAS => são sanções que não se manifestam legalmente, mas que estão presentes no nosso cotidiano, e são aplicadas pelas pessoas.
Ex: um bom exemplo de sanções espontâneas é qualquer forma de punição aplicada pela família ao indivíduo.
2. Os fatos sociais atuam sobre os indivíduos independente da sua vontade, sendo exteriores aos mesmos. A exterioridade dos fatos sociais tem a ver com o fato de que a sociedade existente é produto da interação de vários indivíduos e que, quando nascemos, o mundo já se encontra constituído com suas regras e leis, sendo nosso papel aprender tais regras, de forma a aprender viver em sociedade. Para Durkheim, o todo é mais do que a soma das partes, pois quando os