Trabalho
Características: Os mamíferos constituem uma classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes, e a presença de pelos ou cabelos. São animais endotérmicos, ou seja, de temperatura constante. O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração com quatro câmaras.
Os mamíferos exibem também características exclusivas, chamadas de autapomorfias. Algumas delas são: glândulas mamárias, lactação/amamentação, viviparidade obrigatória (exceto nos monotremados), presença de nariz/focinho, órgão vocal na laringe, determinação sexual cromossômica (sistema XY), "topo" da cadeia evolutiva, possuindo todos os sistemas completos e reprodução sexuada (fecundação interna).
Vivíparos: Animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem dentro do útero materno, se alimentando na placenta. A viviparidade é um fator vantajoso evolutivamente, aumentando as chances de sobrevivência e a adaptação em diferentes ambientes.
Ovíparos: Os únicos mamíferos que colocam ovos (ovíparos) são o ornitorrinco e quatro equidnas (parecem ouriços). Estes animais apenas se encontram na Austrália, na Nova Zelândia e em algumas ilhas próximas.
Circulação e coração: O coração é dividido ao meio pelo átrio e ventrículo direito e o átrio e o ventrículo esquerdo. No átrio são existentes duas veias cavas e uma artéria pulmonar com duas saídas. No ventrículo é existente uma artéria com somente uma saída, a aorta e uma válvula bicúspide. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. Os mamíferos são endotérmicos ou homeotérmicos.
Classes
- Prototérios ou Monotremados - neste grupo incluem-se o ornitorrinco e a equidna, encontrados na Austrália.
- Metatérios ou Marsupiais - neste grupo se incluem os cangurus da Austrália e os gambás da América do Sul, entre outros.
- Eutério ou placentários -