trabalho
O trabalho consiste na realização de uma licitação, onde a empresa Tranb&Queiroz Ltda., situada na rua Ângelo Fagundes Costa (antiga SP-30) nº 594 no bairro Shopping Park, está enfrentando problemas com recepção de sinal de telefonia. Técnicos sugeriram a instalação de uma antena com amplificador de sinal, lembrando que a empresa não possui espaço físico suficiente p/ instalação da mesma.
Estudo de viabilidades
De acordo com a necessidade do cliente, o local foi analisado e realmente constatado a importância da instalação de uma torre de telefonia; a cada 10 pessoas,5 reclamaram de oscilação de sinal, ou seja, 50%.
Foi localizado um terreno na rua Ilka de Almeida nº 215, a 100m da empresa, que atenderá perfeitamente a solicitação da mesma.
Do terreno
O terreno possui o tamanho 10 x 25 (duzentos e cinquenta metros quadrados), o que, segundo técnicos especializados, é suficiente para construção da torre; e possui ótima localização em relação a Tranb&Queiroz. O terreno é de propriedade particular e foi negociado o valor de 65.000,00 para aquisição do mesmo.
Figura
Na preparação do terreno deverá ser feito um estudo de solo, em seguida terraplanagem, sondagem e construção de muros em torno de todo o terreno e da casa de controle.
Sustentação da estrutura
Para atender as especificações do cliente, a antena deve ter uma altura de 30m. Após um estudo do solo e dos ventos da região, foi decidido que para sustentação da estrutura, a antena fosse construída em cima de um RADIER (laje no chão), com quatro colunas de sustentação, para que resistisse e equilibra-se o peso da antena.
A escolha do Radier resultou em economias no orçamento, por ser uma laje no chão não foi preciso grandes frações e estruturas metálicas sob o solo.
Figura
De altura possui 60cm (até o início das colunas de sustentação), e altura de 140cm(até o fim das colunas).
Figura
Fundação em 3D
Figura
Estrutura
Para o levantamento da antena,