Platão x Sócrates
R. Para Sócrates a filosofia é a constante busca da sabedoria, sendo um modo de viver não só de saber, conceito encontrado no livro A República de Platão, livro onde o pensamento de Platão ainda era influenciado por Sócrates. Já no livro O Banquete, Platão já mais amadurecido, cita um conceito seu mais independente de Filosofia, sendo para ele a Filosofia o encontro da sabedoria, assim sendo a Filosofia deixa de ser algo inatingível e torna-se uma verdade conhecida, universal e imutável, transformando-se em doutrina, com um determinado conteúdo, aplicável a realidade.
Na vida de um administrador público poderia ser aplicado um pouco de cada conceito, sendo a aplicação do conceito Socrático, a busca com amor da sabedoria, como o administrador executar suas funções com amor, amando o que faz. Acrescendo a aplicação do conceito Platônico, onde além de buscar e alcançar a sabedoria/verdade, deve-se também aplicá-la, ou seja, não só saber teoricamente, mas também aplicar essa verdade no caso concreto, o administrador aqui, além ter conhecimento, deve usá-lo em prol do bem comum.
2) Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. A partir desses argumentos responda.
a) O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais?
R. Em tese, acredito eu, seria o correto em condições ideais, onde qualquer ser humano ao chegar ao poder não se deixasse corromper por ele, e usasse todo seu conhecimento para fazer o certo, o “bem”, porém infelizmente essa não é a realidade, então nem sempre quem sabe mais será o melhor administrador, sendo mais justo a igualdade de oportunidades dada pela democracia, sendo que se