filisofia
1.1 TEMA Apologia de Sócrates, Críton. Obra de Platão.
1.1.1 Delimitação do Tema
Defensa no tribunal, e a estada na prisão.
1.1.2 Problema de Pesquisas
É justo retribuir uma justiça com outra injustiça?
1.3 HIPÓTESES
a) O não comprimento da sentença configuraria um ato incoerente, desrespeitoso e injusto.
b) Agindo assim, ele se mostraria mais uma vez um malfeitor confirmando o acerto da decisão dos jurados que o condenaram.
c) Não devemos devolver a injustiça que sofremos áquele que a cometeu – é essa a exigência moral de Sócrates do Criton uma extensão daquele da Apologia.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Geral
Apresentar o pensamento do filosofo focando na definição do conceito: de justiça, o bem, ser virtuoso, nos valores a que ele atribuia na implicia dinamica do conteudo.
1.4.2 Especificos
a) Descrever a sua justa defesa, e demonstrar a bela decisão de Sócrates em não jugir da prisão. Analisando seus nobres pensamentos.
1.5 Justificativa
O julgamento de Sócrates, é um dos fatos históricos mais importantes da Grécia Antiga. É possível dizer que a importância desse acontecimento foi percebida já na época em que ele se deu, com o surgimento de um número razoável de textos que abordavam a figura desse sábio excêntrico, condenado á morte por impiedade e por corromper os mais jovens. Além disso, o fato de Sócrates imprimir na sua história uma valiosa reflexão. Por conta de seus ensinamentos que foi passado por seus discípulos precisamente para Platão.
1.6 Referencial Teórico
Foi em base de um livro de bolso de Platão que tem como conteudo A apologia e discursos de Sócrates, consultei um artigo na internet cujo o nome do titulo é: “Uma abordagem teórica: “Apologia de Sócrates.” De Platão.” Consultei o livro História da Filosofia 1º volume do Giovanni Reali.
1.7 Metodologia
Será uma pesquisa de carater conceitual de principios embaseado nos pensamentos do