trabalho
Departamento de Química
Instrumentos de Laboratório
Disciplina:
Curso: Engenharia Química
Maringá, 19 de fevereiro de 2014
1. Introdução Em um laboratório de química, há variados tipos de instrumentos com diversas finalidades para a realização de experiências. Por isso, é necessário saber manuseá-los corretamente para obter um resultado mais preciso, lembrando que qualquer medida está sujeita a variações, dependendo das condições do ambiente onde o experimento será realizado e do próprio instrumento que sempre deve estar calibrado.
1.1 Objetivos Este experimento tem como objetivo fazer uma leitura correta dos instrumentos de medida (volume, massa e temperatura), manusear o bico de Bunsen, assim como as pipetas, além de observar as diferentes sensibilidades de instrumentos de mesma capacidade e realizar operações com algarismos significativos.
2. Procedimento Experimental Primeiramente, pesou-se um béquer para determinar a sua massa. No próximo experimento, adicionou-se com um pissete, aproximadamente 7 ml de água em uma proveta de 10 ml e anotou-se o resultado. Em seguida, adicionou-se 85 ml de água em uma proveta de 100 ml e efetuou-se a leitura. Depois foi colocado em um béquer de 100 ml, 50 ml de água e o resultado foi obtido. No terceiro experimento, usou-se um pissete para adicionar água em um balão volumétrico de 100 ml. Posteriormente fez-se o mesmo, porém em uma proveta de 100 ml. Adicionou-se com um conta-gotas, 3 gotas em ambos recipientes citados anteriormente e observou-se o deslocamento do menisco. Na experiência com o bico de Bunsen, manteve-se a janela de entrada de ar e o regulador de gás fechado. Ao acender o Bico de Bunsen, observou-se a combustão incompleta (chama amarela). Abriu-se a janela de entrada de ar e observou-se a modificação sofrida pela chama e suas regiões. Em seguida, colocou-se a ponta de um palito de fósforo na zona oxidante e observou-se sua rápida