Trabalho
Teoria de Sistemas - A teoria de sistemas, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica.
Conceitos Fundamentais Entropia - todo sistema sofre deteriorização; Sintropia, negentropia ou entropia negativa - para que o sistema continue existindo, tem que desenvolver forças contrárias à Entropia; Homeostase - capacidade do sistema manter o equilibrio; e Homeostase - toda vez que há uma ação imprópria (desgaste) do sistema, ele tende a se equilibrar.
Para as ciências administrativas, o pensamento sistêmico é muito importante pois as organizações envolvem vários aspectos: Transformações físicas necessárias à fabricação dos produtos e prestação dos serviços; Comunicação entre os agentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço atendendo as expectativas e necessidades do cliente; Envolvimento das pessoas para que elas se empenhem no processo cooperativo; Desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos, para que as pessoas tenham condições de realizar o trabalho da maneira esperada; Por esses motivos, as organizações podem ser entendidas como sistemas abertos.
Teoria Matemática
A TGA recebeu muitas contribuições da matemática sob a forma de modelos matemáticos para proporcionar soluções de problemas empresariais. Seja na área de recursos humanos, de produção, de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral. Boa parte das decisões administrativas pode ser tomada na base de soluções assentadas em equações matemáticas que simulam certas situações reais, que obedecem a