Trabalho
1 Os termos “apologia” e “razão perversa”, que constam do título do artigo, querem significar o que? Impõem o texto que o estado age como uma apologia na sociedade ou seja, ora elogiando, ora criticando e assim manipulando a sociedade, sendo assim o estado soberano tem como seu objetivo usar a sociedade em seu prol.
2 Resuma a linha de argumentação desenvolvida pelo autor, baseada no pensamento de Tocqueville, a partir de fl.337 e ss.
Vejamos, quando o autor cita Tocqueille está argumentando que há uma certa necessidade de um estado soberano para presidir a sociedade, obedecendo regras impostas por uma ordem superior. As regras devem encaixar a sociedade em uma espécie de quadro em que deve ser seguido para uma boa conduta, porem deve ser levado em consideração os elementos fundamentais para um bom cotidiano social. 3 Qual a relação entre o capitalismo e os direitos humanos? fls. 341 e ss. Segundo o autor os direitos humanos são vistos como produtos pelo capitalismo, explica que embora esses direitos foram implementados para uma vida digna da sociedade, não passa de uma maneira de enquadrar o cidadão em uma cadeia de direitos, em que o estado tem autonomia, não sendo tradados como um só, e sim como subordinados de uma classe capitalista que rege o estado.
4 Como o autor integra o pensamento de Foucault na questão do “poder” da burguesia capitalista? fls. 344 e ss. Mostra o autor que a queda do rei na sociedade não mudou os aspectos sociais, mostra que a “figura do rei” conhecido na idade média como manipulador da sociedade, hoje é substituído pela burguesia capitalista, que através de seu poder econômico, impõem a sociedade pela qual faz parte, um modelo padrão que possa ser seguido, modelo este nos padrões de vida em que se encaixe melhor nos seus mecanismos de controle. Assim a sociedade passa a crescer e se portar no quadro estabelecido pelo poder manipulador, favorecendo o rei que esta no topo,