trabalho
Pró-Reitoria de Ensino – Brasília de Minas
Disciplina: Fundamentos Psicopedagógicos
Profa. Cecídia Barreto Almeida
Acadêmica: IRENE RODRIGUES DE SOUZA
•Consulte todo o material estudado na disciplina.
ESTUDO DE CASO
A.M. tem 8 anos e está no 1º ano, apresenta uma escrita silábica-alfabética e o traçado das letras irregular.Lê com bastante dificuldade, troca f por v, b por p na leitura e na escrita.
A professora acredita na capacidade de M.C. e afirma : “Na minha opinião a dificuldade de acreditar em si mesma, a dependência dela é que compromete sua aprendizagem”.
É a segunda filha; a irmã mais velha tem 10 anos e está na 4º ano, segundo os pais sempre foi independente e aos 06 anos já lia fluentemente.
A.M. nasceu com 8 meses e teve desenvolvimento normal nos primeiros meses.
Para os pais ter uma filha que nasceu de 8 meses, era ter uma filha que precisava de muitos cuidados. A.M. estava sempre no colo no primeiro ano de vida. Não engatinhou e andou com 1 ano e 4 meses.
Analise:
a) Quais os aspectos do desenvolvimento de A.M. podem ter interferido no processo de aprendizagem? Elabore sua hipótese diagnóstica a partir dos estudos realizados na disciplina.
Quanto à escrita e leitura, a criança passa por um período de transição considerado natural para o nível de escolaridade ao qual A. M. se encontra. O principal aspecto que pode ter comprometido o desenvolvimento intelectual está ligado aos estímulos do ambiente devido à superproteção dos pais. Pois segundo Piaget, a autonomia e a intencionalidade são construídas nessa fase. Neste caso a criança ainda não tem autonomia sobre suas ações aceitando as normas impostas pelos adultos (respeito unilateral).
Os aspectos que podem ter comprometido o desenvolvimento A.M. pode estarem ligados aos aspectos afetivos, pois segundo Piaget ele tem uma profunda influencia sobre o desenvolvimento intelectual, podendo diminuir