Electrolux
Experimente entrar em uma cozinha e reparar na geladeira, no fogão, no forno microondas, nas lavadoras de louças ou roupa, e até mesmo no aspirador de pó guardado na dispensa. Dificilmente você não verá um logotipo com a palavra ELECTROLUX, marca sueca líder mundial na produção de eletrodomésticos que aliam funcionalidade e sofisticação, e são desenvolvidos para tornar a vida dos consumidores mais fácil e prazerosa.
A história
A empresa foi formada no dia 1 de agosto de 1919 pela fusão da Elektromekaniska (estabelecida em 1910) com a Lux (fabricante de lâmpadas de querosene que lançou em 1912 o primeiro aspirador de pó, chamado de Lux 1) na cidade de Estocolmo na Suécia. A fusão foi arquitetada pelo empresário Axel Wenner-Gren, considerado por muitos como o verdadeiro fundador da empresa. A palavra ELEKTROLUX (escrita assim na época) derivou da junção dos nomes das duas empresas. A nova empresa revolucionou o mercado com o lançamento, em 1921, do aspirador de pó Model V, extremamente fácil de usar domesticamente. Em 1925 a empresa lançou o primeiro refrigerador por absorção do mundo, conhecido como “geladeira D”, que durante anos resolveu o problema de acondicionamento de produtos perecíveis.
No ano seguinte começou a construção de fábricas de aspiradores em outros países, com a inauguração de uma unidade na Alemanha (em Berlim), seguida no ano seguinte por uma na Inglaterra (em Luton) e outra na França (em Courbevoie), as duas últimas também equipadas para a fabricação de refrigeradores. Na década de 40, a Segunda Guerra Mundial praticamente paralisou suas fábricas. Nesse período, a empresa produziu filtros de ar para as forças armadas da Suécia. Com o fim do conflito, a empresa voltou a operar normalmente e expandiu ainda mais sua linha de produtos com a fabricação de motores elétricos, aspiradores de pó, refrigeradores, processadores de alimentos, motores de popa, máquinas de lavar industriais, entre outros itens.
Na década de 50, mais