Electrolux
O grupo Electrolux é uma multinacional sueca, com sede em Estocolmo, pertencente ao grupo Investor AB, da família Wallenberg. Esta família também possui participação em empresas de baixa, média e alta tecnologia, como AstraZeneca, Scania (fabricante de caminhões), Ericsson, Atlas Copco (maior fabricante mundial de compressores), além de atuar nas áreas de hotelaria, informática, aviação, comunicação e finanças. O grupo Electrolux comercializa os seus produtos por meio de trezentas diferentes marcas (ver apêndice 1), em mais de cem países. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, seus produtos são comercializados com as marcas Frigidaire e White Westinghouse. Na Europa, a Electrolux é uma das três marcas Pan-Europeans, junto com a alemã AEG e a italiana Zanussi.
Em 2000, alcançou o faturamento de 13,06 bilhões de dólares, com a produção e a comercialização de eletrodomésticos para uso em ambientes internos e externos, como refrigeradores, lavadoras, fogões, aspiradores de pó, cortadores de grama, tratores para jardinagem e moto-serras. Seus produtos são diversificados, mas resumem-se em duas grandes linhas: a de consumo durável e a de produtos profissionais. Tal divisão implica cinco grandes segmentos de mercado em termos globais: 1) White Goods, como é denominado o setor de linha branca em nível internacional, para a Europa e Novos Mercados, no qual o Brasil está incluído; 2) o segmento de Floor Care Products e Small Appliances; 3) o segmento de Outdoor Products para fora da América do Norte; 4) o segmento de Indoor Products; e 5) o segmento Outdoor Products conforme se pode verificar na figura abaixo:
[pic]
A ELECTROLUX DO BRASIL S/A.
A Electrolux do Brasil S/A. com sede em Curitiba/PR, tem 4,5 mil funcionários e obteve um faturamento de R$997 milhões em 2000. As suas seis unidades no Brasil produzem refrigeradores, freezers, aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão, lavadoras de roupa, aparelhos de ar condicionado,