Ambiental
CET Gestão da Qualidade e do Ambiente [N5]
Poluição
Módulo: 5366 – Química Ambiental
Formadora: Jorge Pratas, Eng.
Formanda: Ana Antunes; Fernando Gomes; Luciana Moura
Coimbra, 30 de Outubro de 2011
0. Índice
1. Introdução
No âmbito do módulo Química Ambiental (UFCD 5171), foi solicitado aos formandos, pelo formador Eng. Jorge Pratas, o estudo da poluição.
O assunto desenvolvido neste trabalho refere-se a um acidente de trabalho ocorrido numa Biblioteca, de uma grande empresa de arquitectura.
Por último elaborámos uma breve conclusão, em traços gerais, dos aspectos que nos pareceram mais relevantes ao longo deste nosso estudo.
Deixamos também um pequeno glossário, que serviu apoio na compreensão de alguns termos e conceitos.
2. Conceito de Poluição
O termo poluição etimologicamente provem do Latim do verdo polluere, que significa sujar, contaminar ou infectar.
De acordo com o dicionário Houaiss poluição é a ato ou efeito de poluir; ou seja, degradação das características físicas ou químicas do ecossistema, por meio da remoção ou adição de substâncias.
Portanto, poluição é entendida em primeira analise como sujidade, degradação, contaminação, doença.
Qualquer alteração directa ou indirecta das propriedades físicas, térmicas, biológicas ou radioactivas de qualquer parte do ambiente em consequência de descarga, emissão ou depósito de resíduos. Dicionário Online Minerva
Poluição é uma alteração ecológica, ou seja, uma alteração na relação entre os seres vivos, provocada pelo ser humano, que prejudique, direta ou indiretamente, nossa vida ou nosso bem-estar, como danos aos recursos naturais como a água e o solo e impedimentos a atividades econômicas como a pesca e a agricultura.
É a degradação do ambiente, ou seja, mudanças nas características físico-químicas ou biológicas do ar, água ou solo, que afectam negativamente a saúde, a sobrevivência ou as actividades humanas e de