Trabalho
(Ecologia e conservação)
----Fabiano Carlos, Thays Moura, Vicente Buarque,Dayanne Castro----
Doenças dentro da pecuária em Pernambuco
Recife
2013
----Fabiano Carlos, Thays Moura, Vicente Buarque, Dayanne Castro----
Doenças dentro da pecuária em Pernambuco
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de ecologia e conservação, como avaliação referente ao primeiro semestre.
Professor(a): LADY MARY CARACIOLO MAIA
Doenças que atacam os suínos
Brucelose: também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados.
Doença de Aujeszky: também conhecida como pseudo-raiva, é uma enfermidade que acomete suídeos acarretando grandes prejuízos nas indústrias. Causada por um vírus, espalha-se rapidamente pelos rebanhos, matando leitões e diminuindo o ganho de peso de animais adultos. Pode provocar abortos e latência.
Doença do Edema: é causada pela colonização do intestino delgado por cepas de Escherichia coli enterotoxigênicas, hemolíticas e que possuem habilidade de aderência às vilosidades intestinais.
Enteropatia Proliferativa dos Suínos: A enteropatia proliferativa suína (EPS), causada pela bactéria Lawsonia intracellularis, causa perdas econômicas importantes mundialmente, devido à diarréia e baixa taxa de crescimento de suínos na recria (forma crônica) e à morte súbita de animais de terminação e reposição (forma aguda).
Doenças que atacam o gado
Febre aftosa
Os prejuízos que essa doença pode causar são inúmeros, pois sua persistência prejudica a imagem da carne perante países importadores. Além disso, ela causa baixo desempenho do animal na produção de carne e leite, em consequência da perda de apetite e da febre.
Essa doença tem causa virótica altamente contagiosa. Sua transmissão pode ocorrer pela ingestão de água, alimentos no cocho e pastos contaminados pela