Diferença na sociedade
Acreditamos que a escola, é agente transformador da sociedade. É nesse ambiente onde as crianças encontram e convivem com as diferenças econômicas, religiosas, físicas e raciais, muito diferente dos costumes que elas têm em casa.
Por isso abordaremos nesse projeto o tema “O Legal é Ser Diferente”, pois tanto os professores, como os alunos precisam se preparar para lidar com um tema tão complexo.
Trabalharemos com turma de 20 alunos, com idade entre 7 e 8 anos para que a criança desenvolvam desde cedo a conscientização e principalmente o respeito pelas diferenças Justificativa
No contexto escolar podemos perceber que muitas vezes acontecem situações de manifestação de preconceito, racismo, ou descriminação por parte da equipe escolar e dos alunos muitas vezes de maneira inconsciente.
Podemos dizer que muitas situações de conflito que acontecem nas salas de aula surgem porque as crianças têm muita dificuldade de lidar com as diferenças.
Dados mostram que a maioria dos casos de violência e bullying estão relacionadas com a aparência física ou situações religiosas, o que mais uma vez nos mostra a dificuldade que as pessoas têm de lidar com aquilo que é diferente.
A escola é sede de diferentes tipos de adversidades, e é nela que são formados os sujeitos. Por isso a importância de incentivar as crianças a respeitar, a conviver e até mesmo identificar os vários tipos de diferença.
A maioria das crianças, assim como todo ser humano, tem dificuldades de aceitar o novo, ou o diferente. O projeto quer fazer com que eles reflitam e entendam que as diferenças estão por toda parte. Quer que as crianças imaginem como seria o mundo se tudo fosse igual.
Objetivo:
O principal objetivo do projeto é desenvolver na criança um pensamento livre de preconceitos e incentivá-la a respeitar e conviver com as diferenças.
O projeto quer também mostrar para as crianças que o mundo é composto por coisas e pessoas bem diferentes uma das outras, e que sendo assim é