Trabalho
Cada região da Itália possui pratos típicos específicos. Mas em todas as regiões, a massa, peixes e carnes predominam nos cardápios. É claro, as refeições são sempre muito bem acompanhadas dos deliciosos vinhos italianos.
Os pratos típicos:
Em regiões litorâneas, como em Vêneto, ou bem ao sul do país, predominam os frutos do mar, com pratos como o Antipasto di Frutti di Mare, que contém caranguejo, camarões, lula, mexilhões e outros frutos, temperados com azeite e suco de limão. A sopa de peixe é um prato tipicamente de Veneza. Além destes, sardinhas, enguias, mexilhõese lulas são bastante encontradas em outros pratos. A polenta, típica de natal da comunidade italiana no Brasil, é oriunda desta região, e geralmente servida grelhada, acompanhada de algum molho. O Tiramisu, a sobremesa mais famosa da Itália, é típica desta região, e é um pão de ló embebido em café e queijo mascarpone.
Na região noroeste do país, a predominância são as massas e os risotos. As carnes mais utilizadas são as de frango, faisão e vitela. O zabaione, sobremesa típica da região, é bastante apreciada mundo afora, e consiste em um creme de ovos, açúcar e vinho Marsala.
Na região da Toscana, no centro da Itália, os pratos são menos elaborados, mas muito saborosos. As carnes e presuntos defumados, como o presunto cozido, os salames e a mortadela são essenciais na cozinha da região. Tortelloni, spaghetti, canelloni e crostini também são típicos desta região. Como sobremesas, podemos citar a torta de limão e a torta di Riso, feita de arroz e coberta com caldas de frutas.
Já a cozinha romanesca apresenta diversos pratos de spaghetti, com diferentes molhos e risoto. O gnocchi também é bastante apreciado. Diferentemente das demais regiões, aqui o café é mais consumido e apreciado que os vinhos. O café expresso, o cappuccino e o caffelatte caem bem a qualquer hora.
Ao sul, quem manda é a pizza napolitana, coberta com tomates, queijo, alho, manjericão e