Resenha crítica do capítulo Evolução histórica do conceito de desenvolvimento, do livro Comércio e Desenvolvimento
Prof. Jorge
Aluno: Edvaldo Varjão
Resenha Crítica do capítulo “Evolução histórica do conceito de desenvolvimento” do livro “Comércio e Desenvolvimento”
Autor(es): Mônica Teresa Costa Sousa Cherem e Roberto Di Sena Júnior
Título (subtítulo): Comércio Internacional e Desenvolvimento: uma perspectiva brasileira.
Imprensa (local da edição, editora, data) São Paulo, Editora Saraiva, 2004
Mônica Teresa Costa Sousa Cherem - Mestre em Direito (Relações Internacionais) pela UFSC. Professora de Direito Internacional Público na UNIVALI. E-mail: monica@projuris.com.br. Possui diversos artigos publicados focando Direito Internacional, Direito Ambiental e Desenvolvimento, destacando aspectos econômicos e comerciais nas relações internacionais.
Roberto Di Sena Júnior – Bacharel em Direito (UFRN); Mestre em Direito e Relações Internacionais (CPGD/UFSC); Professor de Direito Internacional (UNIVALI/SC); Endereço eletrônico: disenajr@hotmail.com. Autor de diversos artigos e do livro “Comercio Internacional & Globalização” A Cláusula Social na OMC (Organização Mundial do Comércio).
O livro aborda temas relacionados à problemática do "comércio e desenvolvimento", dando especial enfoque ao caso brasileiro. Debate também, de forma crítica e objetiva, não apenas os temas-chave, como os inúmeros estudos produzidos em defesa de uma maior integração do Brasil à economia mundial, o potencial da economia brasileira, a limitada participação dos produtos nacionais nas exportações mundiais, as barreiras tarifárias e não-tarifárias, como também as teorias econômicas ligadas ao assunto - muitas das quais se limitam a listar os benefícios do livre comércio ou a demonstrar que mais comércio é melhor que menos comércio. O capítulo em estudo, que é o primeiro do livro, trata da “evolução histórica do conceito de desenvolvimento”, e denota a preocupação com o desenvolvimento desde o século XVIII e a