trabalho
CARMEM LUCIA AS SILVA CAMARGO
FERNANDA BATISTA DE SANTANA MARQUES
ROSELI APARECIDA CORREIA DA SILVA
Projeto: A implantação de Composteira na EMEI - Flavio Campos Queiroz-Cardoso/SP- utilizando a decomposição para a composição da sustentabilidade e provocando bons exemplos na educação infantil.
Projeto de Conclusão da Disciplina: Educação Ambiental do curso de Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª Rosalina A. S. Malzone.
UNIFEV – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA
NOVEMBRO/2013
AGRADECIMENTO
Á professora Rosalina Malzone por dedicar seus ensinamentos além da docência, e aplicar a Educação Ambiental com tanta devoção Deus á abençoe.
INTRODUÇÃO
A vida no Planeta Terra encontra-se em crise, o convívio entre seres vivos e não vivos tornou-se problemático, principalmente por causa da interferência do ser humano. O homem contemporâneo, em geral, multiplica-se desordenadamente, é movido por ambições individualistas, ignora o efeito de suas escolhas e há muito não se preocupa com a manutenção do equilíbrio ambiental. Hoje em dia, somos muitos e torna-se necessário ter mais organização, para não invadir o espaço do outro e, para não impactar, negativamente, sobre o meio ambiente.
Alguns dos maiores problemas que ameaçam a existência, atualmente, são: o excesso de consumo, a destruição, o desperdício de recursos e o seu descarte, às vezes quase imediato após o uso; atitudes como essas são originadas por uma vida desregrada e artificializada por hábitos estranhos e/ou errados. Além de consumir exageradamente, o homem criou muitas coisas artificiais que, quando descartadas, comprometem o que seria uma troca natural entre todos os seres consumidores e produtores de resíduos, que poderiam ser reaproveitados por outros membros dessa cadeia.
De acordo com CEMPRE (2006), a Educação Ambiental (EA) com relação aos resíduos sólidos deve ser difundida tendo como foco