Trabalho
AULA 6 (CONCEITO, FUNÇÃOE CONTABILIZAÇÃO DAS CONTAS RETIFICADORAS)
Ao final desta aula, você será capaz de:
• identificar as contas retificadoras;
• conhecer os descontos de duplicatas;
• reconhecer as provisões;
• identificar os aspectos contábeis e fiscais.
Nessa aula, você poderá identificar os conceitos das estruturas contábeis retificadoras e de que forma elas influenciam no patrimônio e no resultado.
Além disso, você poderá estudar sobre as contas retificadoras, especialmente, a depreciação, a amortização e a exaustão.
O que são as contas retificadoras?
As contas retificadoras são redutoras do ativo ou do passivo pelo qual estão vinculadas.
Contas Retificadoras: Se, por exemplo, uma entidade possui determinado saldo em duplicatas a receber e necessita de recursos financeiros por um determinado tempo, ela poderá recorrer ao sistema bancário. Dessa forma, os recursos que só viriam no futuro - com o vencimento das duplicatas e com o pagamento efetuado pelos devedores – serão antecipados. A entidade poderá realizar operações de desconto dos títulos de sua posse para obtenção desses recursos. O valor descontado irá retificar o saldo contido nas duplicatas a receber.
Vamos ver as contas retificadoras no que se refere à depreciação, exaustão, amortização, duplicatas a receber, duplicatas descontadas e provisões?
1. Depreciação
Expressa a perda de valor dos ativos imobilizados. O valor de entrada do bem a ser depreciado será reduzido linearmente em função do tempo, a partir da data de efetivo funcionamento e de acordo com as taxas fixadas em função da vida útil dos bens. Veja essas taxas discriminadas pela Secretaria da Receita Federal.
Depreciado: A depreciação de um ativo começa quando ele está em condições de operar na forma pretendida pela administração e cessa, quando é baixado ou transferido do imobilizado. Contabilmente, a depreciação acumulada tem a mesma natureza de provisão (credora) e, por isso, é