tRABALHO
Página 23
DEBATE DOIS
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY
Suely Amaral Mello (Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Marília. Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP e membro do grupo de pesquisa "Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural'').
Com base em estudos desenvolvidos por Vygotsky e seus colaboradores - que pretendo explicitar nesta exposição -, parto da idéia de que muito do que temos feito com a educação das nossas crianças pequenas na escola da infância e mesmo no ensino fundamental, especialmente no que concerne à aquisição da escrita, carece de uma base científica e que, diante dos novos conhecimentos que temos hoje, podemos perceber alguns equívocos nessas práticas e buscar, com base nesses novos conhecimentos, maneiras de melhorar a forma como trabalhamos para garantir aquilo que todos queremos e que é a maior conquista que a educação pode permitir: a formação e o desenvolvimento máximo da inteligência e da personalidade das crianças.
Página 24
Ao final desta exposição, espero ter convencido o leitor de que até agora temos contaminado, por assim dizer, a educação infantil com as tarefas do ensino fundamental e de que, de agora em diante, levando em conta os novos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento das crianças, trata-se de fazer o inverso: deixar contaminar o ensino fundamental com atividades que julgamos típicas da educação infantil - ainda que, muitas vezes, nem na educação infantil reservemos tempo para elas. Falo das atividades de expressão como o desenho, a pintura, a brincadeira de