trabalho
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
Campus Consolação, 01303-050, São Paulo, SP – Brasil
Planetários de São Paulo, 04094-050, São Paulo, SP - Brasil
Resumo
O presente trabalho visa mostrar o resultado do desenvolvimento de materiais lúdicos/interativos e aplicação de dinâmicas em oficinas de baixo custo para ensino e divulgação da Astronomia, aplicados na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no Planetário “Prof. Aristóteles Orsini”
(Parque do Ibirapuera - Departamento de Educação Ambiental – DEA – da Secretaria do Verde e do
Meio Ambiente – SVMA – Prefeitura de São Paulo), desde 2009. A metodologia empregada nesse trabalho foi qualitativa (FLICK, 2007), considerando a interação de componentes metodológicos e teorias assim como abordagens de problemas.
Palavras-chave: oficinas de astronomia, experimentos de baixo custo, atividades lúdicas de astronomia. INTRODUÇÃO
Com o nome de “Família do Universo” (FU) o projeto se constitui numa série de atividades oferecidas aos grupos de interessados que adquirem o ingresso para uma sessão do planetário
Aristóteles Orsini, inicialmente aos domingos (durante o primeiro ano e meio de atividades) e depois aos sábados (desde março de 2011). A atividade completa é composta pela sessão de planetário, visita guiada a exposição na EMA e as oficinas com os materiais desenvolvidos pelo presente programa de atividades.
A principal característica do FU é o ensino não formal da Astronomia e Astrofísica (ALVES &
ZANETIC, 2008).
No total, as oficinas versam sobre onze temas diferentes: Sistema Solar em escala de distâncias, relógios de sol, cometas, espectroscopia, galáxias, fases da Lua, esfera celeste, relógio estelar, configurações planetárias, densidades planetárias e evolução estelar. As atividades contam ainda com passatempos como liga-pontos, caça-palavras e desenhos para colorir com temas de
Astronomia para as crianças menores. As oficinas são