trabalho
Módulo: 4
Atividade: AI
Título: A relação entre as metodologias da qualidade em TI e os impactos dos sistemas de informação na busca da competitividade organizacional.
Aluno: Ana Cristina Marques Peixoto
Disciplina: administração de Sistema de Informação
Turma: 41
Introdução
Este trabalho visa apresentar as metodologias de qualidade em TI e a importância de seu uso para a gestão da TI; o conceito de competitividade organizacional; os impactos dos sistemas de informação na organização, e as vantagens e as desvantagens da implantação dos SIs com vistas à gestão pela qualidade.
Metodologias de qualidade em TI
O termo metodologia, apesar de ser amplamente utilizado, não possui uma definição amplamente aceita. A nível geral, entende-se como metodologia uma série recomendada de passos e procedimentos que devem ser seguidos para obter-se o desenvolvimento de um sistema de informação (Yourdon, 1995, p. 97).
De acordo com Avison e Fitzgerald (1997, p.10), é o conjunto formado por procedimentos, técnicas, ferramentas e documentação que auxiliará os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas em seus esforços na implementação de um novo sistema de informação. Uma metodologia consistirá de fases, cada uma consistindo de subfases, que orientarão estes responsáveis na escolha das técnicas que deverão ser mais apropriadas a cada estágio do projeto e também auxiliando a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o sistema de informação.
Project Management Institute (PMI)
É uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos;
Normas ISO (promoção do desenvolvimento da normalização);
O Six Sigma (programa de qualidade);
O CMMI (definição das melhores práticas de engenharia de software);
A ITIL (modelo de biblioteca de conhecimento em TI);
RUP (processo de desenvolvimento de software).
Competitividade organizacional
A competitividade foi definida como