Morfologia de insetos imaturos
Ednéia Fátima Brambilla Torquato1
Rose Meire Costa Brancalhão1
Maria Amélia Menck Soares1
Introdução
A biologia representa o entendimento do mundo vivo, em todos os seus níveis hierárquicos, da base molecular às complexas interações ecológicas nos ecossistemas. Dentro dessa área de conhecimento humano a citologia abrange o conhecimento da unidade morfológica e funcional dos seres vivos: a célula, sua origem, evolução, função e organização, combinando métodos e informações de um vasto campo dentro da ciência.
Enquanto ramo dinâmico da biologia, os conhecimentos da estrutura e funcionamento da célula estão atrelados ao desenvolvimento e aplicação de uma série de técnicas bioquímicas e microscópicas. A difusão das informações, advindas do emprego destas técnicas, devem ser repassadas de uma forma didática, possibilitando que o aluno entre em contato com o objeto de estudo e veja significado para o seu aprendizado. No estudo das células (animais, vegetais, fungos e microrganismos) é necessário que o professor utilize técnicas adequadas que permitam a análise de estruturas microscópicas. Apesar da grande quantidade de literatura disponível, muitas delas utilizam técnicas sofisticadas, o que foge da realidade das escolas brasileiras. Dessa forma, este capítulo irá apresentar técnicas extremamente simples para o estudo desta fascinante área do conhecimento humano, apresentando também uma proposta de abordagem do conteúdo para os alunos, dentre outras que o professor pode abordar de acordo com as suas necessidades.
Desenvolvimento
No desenvolvimento do trabalho microscópio é importante a organização prévia dos materiais de laboratório e dos organismos, ou suas partes, que serão estudados. Assim, serão relacionados os materiais necessários (biológicos e laboratoriais), os procedimentos práticos e as análises dos resultados com uma proposta de relacionamento com o cotidiano do aluno.
Materiais de