trabalho
Poliomielite
A poliomielite é causada pelo poliovírus, um vírus não envelopado composto por RNA de cadeia simples, que ataca preferencialmente as células nervosas motoras.
Poliovírus
http://www.arquivomedico.hpg.ig.com.br/polioviruspoliomielite.htm
Ciclo evolutivo
A multiplicação inicial do poliovírus ocorre nos locais por onde penetra no organismo (garganta e intestinos). Em seguida dissemina-se pela corrente sangüínea e, então, infecta o sistema nervoso, onde a sua multiplicação pode ocasionar a destruição de células (neurônios motores), o que resulta em paralisia flácida.
Sintomas
Em 90% dos casos não há sintomas.
Quando há paralisia:
Deficiência motora
Febre
Paralisia
Flacidez muscular diarréia Como é o vírus
É um vírus composto de cadeia simples de RNA, sem envoltório, esférico, de 24-30 nm de diâmetro, do gênero Enterovírus, da família Picornaviridae. http://osseresvivos.blog.terra.com.br/files/2008/04/virus-poliomielite.jpg Contágio
Modo de transmissão: Fecal-oral
Ingestão de substâncias contaminados por fezes infectadas
Falta de higiene pessoal
Falta de saneamento na moradia
Como diagnosticar e tratar
Exames:
O diagnóstico é feito pelo isolamento e identificação do vírus nas fezes, preferencialmente nas primeiras duas semanas após a instalação da paralisia.
Tratamento:
Não há nenhuma droga que pode matar o poliovírus. São utilizados remédios em pessoas infectadas apenas com a intenção de amenizar a febre e dores musculares
Sequelas
A complicação mais grave da poliomielite é a paralisia permanente. Embora a paralisia ocorra em menos de 1% dos casos, a debilidade permanente de um ou mais músculos é bastante frequente.
Pode haver também