história da Internet
Índice
Conteúdo
Historia de Internet
Um navegador, também conhecido pelos termos em inglês web browser ou simplesmente browser, é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web, que podem ser escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem linguagens como o CSS e que estão hospedadas num servidor Web.
Aparecimento da Internet em Portugal
Em 1990 a Universidade de Lisboa estabeleceu a primeira ligação persistente à Internet em Portugal. Pouco depois, a Universidade do Minho também o fez, usando uma linha de 64KGB (da Telepac, IP sobre X.25) para a França. Esta ligação tornou-se a primeira da FCCN, substituída à posterior por links em Lisboa. Ainda em 1990, a direcção do PUUG (Grupo Português de Utilizadores de Unix) começou a fornecer serviços de acesso à Internet ao público em geral.
Em 1993 o acesso à Internet é aberto aos alunos da Universidade do Minho.
Em 1992 a FCCN inicia registos de domínios em .pt, e em Dezembro de 2003 existem 40 domínios .pt registados. O primeiro servidor web nacional foi activado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992.
Em 1996 existem 10 entidades [1] com licença para prestação de Serviços de Telecomunicações Complementares Fixos, no âmbito dos quais se pode enquadrar o acesso à Internet.
O que é e como apareceu a World Wide Web
A World Wide Web (que em português se traduz literalmente por teia mundial), também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.
Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na