Trabalho
Lombalgia é um termo usado para designar o aparecimento de dor na região lombar da coluna vertebral. São várias as situações que podem estar na sua origem, o que exige a realização de uma história clínica completa e eventualmente a realização de exames auxiliares de diagnóstico.
A lombalgia é um termo usado para designar o aparecimento de dor na região lombar da coluna vertebral (parte inferior das costas), constituindo um sintoma muito frequente.
Quais as causas: As causas que estão na origem da lombalgia são variadas: - excesso de peso corporal/obesidade; - adopção de posturas incorretas quando se está sentado ou de pé durante longos períodos de tempo; - levantamento de peso excessivo e/ou por um período de tempo prolongado, principalmente se realizado de uma forma inadequada; - infecções virais/ síndromas gripais; - menstruação ou síndroma pré-menstrual; - hérnias discais na região lombar; - doenças articulares degenerativas e/ou inflamatórias de diversos tipos; - traumatismos da região lombar, com ou sem fratura; - fratura dos ossos da coluna lombar por doenças que fragilizam os ossos (por exemplo, osteoporose); - cólica renal; - pielonefrite (infecção do rim); - algumas doenças (benignas ou malignas) que afetam o útero e o ovário.
Por vezes, não é possível determinar a causa da lombalgia.
Quais os sintomas: A lombalgia é por si mesma um sintoma. Consiste numa dor localizada na região lombar da coluna vertebral. Esta dor tem várias causas. Se a causa for o excesso de peso corporal, a dor pode persistir enquanto esse excesso persistir. Se a causa for uma má postura, um exercício de levantamento de peso excessivo ou inadequado ou por um período de tempo prolongado, a dor pode surgir imediatamente ou após algumas horas.
Dependendo das estruturas anatómicas lesadas (ossos, músculos, articulações ou nervos), a dor pode