trabalho
Chauí cita em um de seus livros que: “ No registro social, observa-se, que as lutas não se concentram apenas na defesa de certos direitos ou na conservação, mas são lutas para conquistar a próprio direito á cidadania e contribuição como sujeito social,independente de seu status sócio-economico.
O rendimento escolar dos alunos, que vem de lares mais estruturados financeiramente, são melhores do que dos alunos, que vem de uma origem familiar, onde o nível sócio-econômico é baixo. Os alunos que apresentam rendimento maior, são os que melhor se alimentam, tem moradia melhor e geralmente os pais tem um nível educacional mais elevado, possuindo maior motivação para o processo de aprendizagem, dai a importância de relatarmos sobre o impacto da família no rendimento acadêmico. COSTA(1984)
EDUCAÇÃO “O BEM DE TODA A NAÇÃO”
Segundo Tedesco (1995) diz que “Superar o problema do analfabetismo é uma das metas mais antigas que a sociedade se propuseram do ponto de vista educativo”.
Nos últimos anos, houve uma queda no índice de analfabetismo e isto se deve, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil. Com isso, o governo municipal, estadual e federal tem dedicado um pouco mais nessa área, criando inúmeros programas com a finalidade de melhorar a qualidade dos ensinos nas escolas públicas brasileira, pois acredita-se que um país para se evoluir necessita de uma educação de qualidade.
Portanto, vale lembrar que, EDUCAÇÃO é direito de todos e lutar por ela deve ser obrigação de todos os cidadãos que busca por melhores oportunidades e condições de vida.
CONCLUSÃO
Para que os profissionais da educação tenham capacidade de agir na escola e nas universidades é preciso oferecer-lhes formas de compreensão das complexas relações que envolvem essas instituições tanto no aspecto teórico, quanto no pratico. Saber interagir o histórico da educação e as diferentes propostas de