trabalho
A temática do texto está baseada em como é a realidade no “fazer ciência” hoje em dia no mundo e em países em desenvolvimento, principalmente o Brasil. Relata que o nosso país não está desprovido totalmente de investimentos na ciência e sim que o povo ainda não entende o que a ciência representa. Nesse contexto expressa a necessidade de fazer ciência sem esquecer o problemas sociais e que esse modelo de pesquisa apresente benefícios claros para nossa população.Sendo isso responsabilidade da população, pesquisadores, governo e instituições, todos os setores com mesmo intuito.
Questão 3
Os autores argumentam que não apenas investimentos em dinheiro são suficientes para resolver todos os problemas da ciência em nossos pais. A educação no geral necessita ser avaliada, a população precisa entender a ciência como um beneficio e não como algo distante da realidade delas e que a mesma pode ser utilizada para o bem estar de todos.Outro fator é que a pesquisa cientifica não pode apenas estar está ligada á um marketing político ou á um nome em uma patente.E que os problemas sociais da população sejam também alvo de suas pesquisas, pois um pais que faz ciência nem sempre é um paÍs desenvolvido ou com qualidade de vida, o que distancia a população da pesquisa cientifica.
Questão 5
Os autores concluem que as instituições de pesquisas necessitam melhorar suas estruturas organizacionais, criar uma responsabilidade social maior ,debater sobre as falhas atuais e visar melhorias.A exclusão social e a educação de má qualidade são uma unanimidade com relação a falta de entendimento e uma participação maior da população na ciência, não basta existir os recursos se os mesmos não incluem uma melhoria de vida para as pessoas. Essas mudanças ocorrerão apenas se a população entender que é necessário se mobilizar, pois essas mudanças podem representar grandes conquistas posteriormente.