trabalho
CURSO DE DIREITO
ALBER EMANUEL CARVALHO
ANDRÉ LUIS BRITO
ESCRAVIDÃO NO SÉCULO XXI: E os Direitos Trabalhistas
Salvador
2013
ALBER EMANUEL CARVALHO
ANDRÉ LUIS BRITO
ESCRAVIDÂO NO SÈCULO XXI: E os Direitos Trabalhistas
Projeto de trabalho monográfico apresentando ao curso de Direito da Faculdade Ruy Barbosa como requisito à obtenção do crédito na disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada pela Profª Suely Maria Ribeiro.
Salvador
PROJETO DE TRABALHO MONOGRÁFICO
1 TEMA
A escravidão no século XXI: E os Direitos Trabalhistas.
2 DELIMITAÇÂO DO TEMA A prática do trabalho escravo no Brasil, em pleno o século XXI,é uma situação que merece atenção da sociedade e do Poder Judiciário, já que tal problema fere princípios da Dignidade da Pessoa Humana. Ainda com a CLT presente em nossa legislação, existe esse problema e por isso deve-se pensar em formas de erradicar o mesmo.
3 JUSTIFICATIVA
O Trabalho escravo no Brasil é um problema atual, que envolve questões morais, éticas e jurídicas. No Brasil a escravidão de pessoas foi proibida no dia 13 de Maio de 1888. Mesmo sendo proibido, tal problema existe e trás inúmeros danos a sociedade vítima dessa situação atual. A questão do trabalho escravo nos dias atuais confrontam diversos princípios, leis e até mesmo a Constituição Federal.
Existem diferenças entre a escravidão do século XIX e vivida nos dias atuais. O critério de escravização de hoje não é mais o mesmo, hoje é analisado as condições econômicas e sociais do trabalhador e não a cor da pele ou a sua etnia . O trabalhador escravo de hoje assemelha-se ao escravo