trabalho
Leia, atentamente, cada uma das questões e escreva o que os autores afirmam. Em seguida, apresente a sua reflexão sobre essas afirmações. Elaborar uma reflexão sobre CADA UMA das questões.
1. “Progressivamente (Deus) foi empurrado para fora do mundo. Para que os homens dominem a terra é necessário que Deus seja confinado aos céus. E assim se dividiram as suas áreas de influência. Aos comerciantes e políticos foram entregues a terra, os mares, os rios, os ares, os campos, as cidades, as fábricas, os bancos, os mercados, os lucros, os corpos das pessoas. A religião foi aquinhoada com a administração do mundo invisível, o cuidado da salvação, a cura das almas aflitas. Curioso que ainda tivesse sobrado tal espaço para a religião. Curioso que os fatos da economia não tivessem liquidado, de vez, o sagrado.”
- “Parece, entretanto, que certas realidades antropológicas permanecem, a despeito de tudo. As pessoas continuam a ter noites de insônia e a pensar sobre a morte... E os comerciantes e banqueiros também têm alma, não lhes bastando a posse da riqueza, sendo-lhes necessário plantar sobre ela também as bandeiras do sagrado. Querem ter a certeza de que a riqueza foi merecida, e buscam nela os sinais do favor divino e a cercam das confissões de piedade. Também os operários e camponeses possuem almas e necessitam ouvir as canções dos céus a fim de suportar as tristezas da terra. E sobreviveu o sagrado também como religião dos oprimidos” (Rubem Alves, no capítulo “O Exílio do Sagrado”, do livro “O que é Religião).
2. O símbolo “não capacitará os homens a arar o solo, gerar filhos ou mover máquinas. Os símbolos não possuem tal tipo de eficácia; eles respondem a outro tipo de necessidade, tão poderosa quanto o sexo e a fome: a necessidade de viver num mundo que faça sentido. Quando os esquemas de sentido entram em colapso, ingressamos no mundo da loucura” (Rubem Alves, O que é Religião, capítulo “Os símbolos