Jornal Falado
Cristy Ana Lucca*
Resumo
O artigo aborda um exemplo de trabalho através das mídias em sala de aula, aprimorando o conhecimento dos educandos, com o uso do lúdico e de diferentes ferramentas. O intuito do presente trabalho foi oportunizar o conhecimento do processo de se desenvolver um jornal falado em sala de aula, desde sua elaboração inicial até a filmagem e edição final, utilizando a filmadora como ferramenta principal, em que os alunos criaram os textos e toda a produção de filmagem. Para se chegar ao resultado final, trabalhou- se as características e estrutura de um jornal falado. Os alunos se empenharam ao máximo para chegar ao resultado final do trabalho, e no fim chegou- se ao esperado.
Palavras-chave: Jornal Falado. Mídia. Sala de aula.
*Especialista em Língua Espanhola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai URI – FW; Cursando Pós-Graduação em Educação pela FAP – Universidade de Palmitos, trabalho desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento de mídias para a educação.
1 INTRODUÇÃO Ao se falar do uso das mídias na educação contemporânea, preocupa- se com o uso de tais ferramentas para o bom desenvolvimento da aula e aprendizado dos alunos. O jornal é muito importante no nosso tempo, pois faz parte da coluna urbana e da sociedade moderna. Como é um veículo de difusão de informação e de formação de opinião, tem muita influência econômica, cultural e política. No telejornal o repórter está dialogando diretamente com o ouvinte e equilibram os assuntos apresentados, de forma a ter momentos mais “pesados” que outros. Com este artigo pretende- se mostrar o trabalho feito com alunos da 7ª série no NEM Aluíno Knapp, em Palmitos- SC, em que trabalhou- se o jornal falado desde sua estrutura inicial até a filmagem e edição final do mesmo, com o objetivo de que os alunos conhecessem toda a estrutura de um jornal e