Jornal falado
XXXXX : (Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.9 10 Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.)
O livro marca um tom cáustico e novo estilo na obra de Machado de Assis, bem como audácia e inovação temática no cenário literário nacional. Memórias Póstumas, rompe com a narração linear e objetivista de autores proeminentes como Flaubert e Zola para retratar o Rio de Janeiro e a época em geral com pessimismo, ironia e indiferença: um dos fatores que fizeram com que fosse amplamente considerada a obra que iniciou o Realismo no Brasil. A obra retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época, chegando a criar, inclusive, uma nova filosofia, o Humanitismo, sátira à lei do mais forte. Críticos falam que, com esse romance, Machado de Assis precedeu elementos do Modernismo e do realismo mágico de escritores como e, de fato, alguns autores chamam-na "primeira narrativa fantástica do Brasil". O livro influenciou pequenos escritores como e é notado como uma das obras mais revolucionárias e inovadoras da literatura brasileira.
Marcos: A crítica considera Memórias Póstumas de Brás Cubas o romance que introduziu o Realismo na literatura brasileira e que foi publicado agora em 1881 e inaugurou a primeira fase realista no Brasil.
Tempo e espaço: Espaço: Rio de Janeiro Tempo: entre 1805 e 1869
O livro possui os