Trabalho
O que é texto?
Para se compreender melhor os textos, é importante que saibamos caracterizar o texto, sendo ele escrito ou oral.
Um texto para ser bem compreendido, é preciso ter uma unidade linguística comunicativa básica. Existem três aspectos, que quando avaliados, torna-se o texto mais compreensivo. São eles: o pragmático, o semântico – conceitual e o formal.
O que é textualidade?
Textualidade é o conjunto de características que formam um texto, e não apenas uma sequência de frases.
Beaugrande e Dressler apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso. A coerência e a coesão, a intencionalidade, a informatividade e a intertextualidade.
Coerência e Coesâo
A coerência é considerada um fator importante da textualidade, pois é responsável pelo sentido do texto.
A coesão é a manifestação lingüística da coerência, responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a interrelação semântica entre os elementos do discurso, respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual. A coerência diz respeito ao nexo entre os conceitos e a coesão, à expressão desse nexo no plano lingüístico.
O fundamental para a textualidade é a relação coerente entre as idéias. A explicitação dessa relação através de recursos coesivos é útil, mas nem sempre obrigatória. Entretanto, uma vez presentes, esses recursos devem ser usados de acordo com regras específicas, sob pena de reduzir a aceitabilidade do texto.
Os fatores pragmáticos da textualidade
A intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa.
A aceitabilidade, que concerne à expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrências com que se defronta seja um texto coerente, coeso, útil e relevante, capaz de levá-lo a adquirir