trabalho
Quando se fala em computador vem logo em nossa mente um equipamento compacto que pode ser colocado em qualquer residência, mas nem sempre foi assim, antes de o computador tornar-se o que conhecemos hoje, ele passou por mudanças intensas e contínuas. É isso que vamos abordar neste texto.
Dispositivos Mecânicos (3000 a.C. - 1880)
Os dispositivos mecânicos podem ser considerados precursores do computador moderno, eles foram criados com o intuito de realizar cálculos, a fim de que se tivesse uma melhora na velocidade de resolução destes. O conceito de fazer cálculos com o auxílio de algum equipamento vem dos chineses, com registros de sua existência em 2500 a 3000 a.C. Esses equipamentos eram chamados de ábacos, e futuramente viria ser utilizado por babilônicos e romanos. Muito utilizado nos registro.
Séculos futuros, Leonardo da Vinci inventaria uma evolução do ábaco em 1500, um calculador mecânico. No século XVII, o filósofo e matemático francês Blaise Pascal, construiu um contador mecânico que realizava operações de soma e subtração através de rodas e engrenagens dentadas.
Algum tempo depois a invenção de Pascal, outro filósofo e matemático, dessa vez, o alemão Gottfried Leibniz, construiu uma calculadora mais completa, a qual realizava também divisão e multiplicação.
A primeira utilização prática de dispositivos mecânicos para realizar cálculos automaticamente aconteceu no início de 1800. Em 1801, Joseph Jacquard produziu com sucesso um retrato em tecelagem, cuja produção foi completamente realizada de forma mecânica e controlada automaticamente por instruções registradas em orifícios em cartões perfurados.
Um dos mais importantes trabalhos pioneiros da computação moderna, foi realizado por Charles Babage, era uma calculadora programável, que visava gerar tabelas de navegação para a marinha britânica.
A máquina compreendia cerca de 2 mil peças de aço e de bronze, como hastes, engrenagens e discos, montadas