trabalho
O aquecimento global nas últimas décadas é fato, e disso ninguém discorda. Mas atribuir a elevação da temperatura global ao aumento de CO2 na atmosfera – decorrente da atividade humana – não é um consenso científico. Estamos acostumados a repetir tal hipótese pois ela é reafirmada por todo mundo, seja nas escolas, seja na mídia. Os noticiários exibem reportagens apocalípticas sobre desastres ambientais e os discursos políticos não expressam dúvidas sobre as causas das mudanças climáticas. Hoje é tido como politicamente incorreto duvidar dessa tese o que se tornou um tipo de moralismo.
Renomados cientistas climáticos afirmam que nenhuma das grandes mudanças no clima nos últimos mil anos pode ser explicada pelo CO2 e por isso a base da teoria do aquecimento global causado pelo CO2 está ruindo. Eles afirmam que houve períodos em nossa história, em que tivemos três vezes mais CO2 do que temos hoje, ou períodos quando tivemos até 10 vezes mais CO2 do que atualmente. Não se pode dizer que o CO2 mudará o clima pois isso certamente nunca aconteceu no passado.
Frequentemente se diz nas publicações sobre o aquecimento global que há um consenso entre milhares de cientistas de que os humanos estão causando mudanças catastróficas no clima mundial. A tese do aquecimento global causado pelo homem é apresentada na mídia com tendo o selo de autoridade do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, ou o "IPCC". Mas não podemos