trabalho
Um príncipe deve evitar aduladores, um príncipe sábio deve ouvir orientações de seus conselheiros mas sempre quem tomará as decisões é ele.Um bom conselheiro é aquele que fala a verdade,mas somente quando perguntado e sobre o que for perguntado. Príncipe sábio saberá tomar suas decisões sozinho e não mudará o tempo todo de ideia,porque a mudança repentina de ideia acaba deixando o povo confuso,fazendo com que percam a confiança em seu Príncipe.
O príncipe que não é sábio nunca saberá ouvir seus conselheiros, se ele tiver sorte poderá ter um orientador que possa se sobressair, mas o mesmo lhe tomará o poder.
Capitulo: XXIV – Por que os Príncipes da Itália perderam seus estados Nesse capitulo Maquiavel diz que um príncipe novo é sempre mais observado do que um príncipe já hereditário. Quando um príncipe novo tem ações virtuosas,essas conseguem conquistar seus súditos mais do que a ação de um soberano já antigo.O novo príncipe não pode falhar em outras ações,ele deve investir sabiamente no fortalecimento de seus estados,com boas leis,boas armas,um bom exercito e bons exemplos. Um príncipe que tem o povo ao seu lado não pode deixar ser derrubado esperando que o povo venha reerguê-lo.
Capitulo: XXV – De quanto pode a fortuna nas coisas humanas e que modo se lhe deva resistir. Segundo Maquiavel tudo o que acontece conosco é atribuído a sorte,mas parte disso podemos controlar. Para Maquiavel o tempo vai determinar como a príncipe deve agir,ou seja, o soberano deve tomar decisões no tempo certo e sempre preparado para quando a sorte variar. Maquiavel considera que seja melhor ser impetuoso do que dotado de cautela.
Capitulo: XXVI – Exortação para procurar tomar a Itália e liberta-la das mãos dos bárbaros.
Nesse