trabalho
José Wagner Coltro
Lucas Gubaua
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROF: FERNANDO BONATO
Araucária 2013
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROF. FERNANDO BONATO
1) O que é o Escopo de um Estudo de Impacto Ambiental? Como ele é definido?
2) Discorra sobre a importância do Licenciamento Ambiental no processo de busca pelo desenvolvimento sustentável.
3) Discorra sobre os impactos ambientais que poderão ocorrer nos meios físico, biótico e antrópico a partir da construção e da operação da usina hidrelétrica de Belo Monte.
4) Quais são as diferenças entre as medidas mitigadoras e as medidas compensatórias?
Respostas
1) O escopo do estudo de impacto ambiental compreende, em linhas gerais, as atividades técnicas de diagnóstico ambiental, análise de impactos ambientais, definição de medidas mitigadoras de impactos ambientais, elaboração de programa de acompanhamento e monitoramento ambiental de projetos e atividades impactantes ao meio.
“Processo prévio de definição do conjunto de questões a serem consideradas (num estudo de impacto ambiental) e de identificação das questões importantes relacionadas com a ação proposta”
2) O licenciamento ambiental é instrumento fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde se insere. Busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência.
3) Analisando os cronogramas de implantação e operação das obras, percebemos que os impactos da implantação de Belo Monte sobre a qualidade da água e a futura redução de vazão farão parte das condições ambientais ordinárias de implantação e operação do empreendimento minerário.
Como exemplo as atividades