Trabalho
Arquimedes, um matemático, físico, iventor, astrônomo e engenheiro grego, nascido em Siracusa na região do Magma, estudou em Alexandria e teve como mestre Canon de Samos.
Uma experiência que ficou marcada na história e que é denotada por Vitrúvio, é a experiência em que Arquimedes recorreu a um método utilizado para comprovar se existiu fraude na confecção de uma coroa de ouro pedida por Hierão II, tirano de Siracusa e protetor de Arquimedes. Arquimedes deu inicio ao seu método ao tomar banho, quando percebeu que a água transbordava da banheira, na medida em que mergulhava nela. Esta observação lhe permitiu resolver a questão que lhe havia sido proposta pelo tirano.
O Prinicipio de Aquimedes está relacionado a uma força vertical, conhecida como empuxo, dirigida para cima, que quarquer fluido exerce sobre um corpo de prova nele mergulhado, onde a itensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
O empuxo é ação de várias forças sobre um corpo em certo liquido. Logo cada força tem um módulo diferente, e a resultate dela não é nula. A resultante de todas as forças, a qual representa a ação do empuxo, está em posição vertical para cima.
O Princípio de Arquimedes mostra que quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido, uma força de empuxo (Fe) é exercido sobre o corpo. Essa força é então direcionada para cima, demonstrando assim que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
Fe = P = m x g
Onde m é a massa do liquido deslocado e g é a gravidade.
Quando um corpo flutua em um fluido, o modulo (Fe) do empuxo que age sobre o corpo é igual ao modulo (Fg) da força gravitacional que atua sobre ele.
Arquimedes concluiu que fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso.
Ao submergir totalmente um corpo de prova em um fluido notamos que:
Se ele continuar em repouso, tendo como referência sua posição inicial, podemos concluir que a intensidade