trabalho
Cláudio da Silva Andretta
Rosangela De Sordi Afonso
Valdemir Alves Junior
MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO DE UM OBJETO NO PLANO
Figuras Planas
O problema fundamental do desenho é representar um objeto tridimensional em um plano. A seguir são apresentados os principais métodos para esta finalidade.
No desenho técnico utiliza-se principalmente o Sistema Cilíndrico de Projeções.
Sistema Cônico de Projeções: projeção de centro próprio, observador em “O”.
Perspectiva cônica
Se os raios luminosos provêm não do infinito, mas de uma fonte O a distância finita (centro óptico), o contorno do objeto que se obtém num plano de projeção muda de dimensões conforme a posição da fonte 0.
Sistema Cilíndrico de Projeções: projeção de centro impróprio, observador no infinito.
Projeção Ortogonal
Supõe-se que uma superfície do objeto seja colocada paralelamente a um plano posterior a ela. Imagine-se agora, que a figura seja iluminada por uma fonte luminosa colocada à distância infinita e perpendicular ao plano; conseqüentemente, os raios r que provêm da fonte são paralelos entre si e ao mesmo tempo perpendiculares ao objeto e ao plano de projeção; eles reproduzirão, no plano, uma imagem com o mesmo contorno e a mesma grandeza do objeto, chamada projeção ortogonal do objeto no plano.
Portanto, na projeção ortogonal o objeto considerado se reproduz em verdadeira grandeza.
Projeção Axonométrica Ortogonal
Obtém-se a projeção axonométrica ortogonal Inclinando-se o objeto de modo que os raios luminosos fiquem perpendiculares ao plano de projeção e formem com ele um ângulo diferente de 90°, nestas condições, o objeto não se reproduz em verdadeira grandeza.
Axonometria = representação de objetos tridimensionais num plano
Projeção Axonométrica Oblíqua ou Cavaleira
Se o objeto mantem-se paralelo ao plano de projeção e se coloca a fonte luminosa de modo tal que os raios incidam na figura e, portanto no plano de projeção com um ângulo