tecido osseo
O tecido ósseo é o mais resistente dos tecidos, protegendo órgãos vitais como os contidos na caixa do crânio, torácica e coluna vertebral. Proporciona aos músculos estriados esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis. Além dessas funções, os ossos funcionam como depósitos de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração desses importantes íons nos líquidos corporais.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo (se refere ao grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos) formado por células e uma matriz extracelular (à massa que une as células) calcificada, a matriz óssea (A matriz óssea é composta por uma parte orgânica 35%, representa a flexibilidade do osso), e uma parte inorgânica, 65%, representa a rigidez e resistencia do osso, cuja composição é dada basicamente por íons de fosfato e cálcio). A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos(os canalículos ósseos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas) ppor onde passam capilares já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.
Todos os ossos são revestidos em suas superfícies externas e internas por membranas conjuntivas que possuem células osteogênicas (ou seja, células que atuam na formação óssea), o periósteo e o endósteo, respectivamente.
No tecido ósseo temos três tipos de célula: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos:
Osteócitos
Osteócitos são as células encontradas no interior da matriz óssea , ocupando as lacunas das quais partem canalículos. Cada lacuna contém apenas um osteócito. Dentro dos canalículos os prolongamentos dos osteócitos estabelecem contatos através de junções comunicantes, por onde podem passar pequenas moléculas e íons de um osteócito para outro.
Osteoblastos
Osteoblastos são as células que sintetizam a parte