trabalho
UFPE – Professor Gutembergue Leal de Mesquita
Semestre 2006.2
ORÇAMENTO DE CAPITAL
Teremos por objetivo apresentar as principais técnicas de análise de investimentos a disposição das organizações com fins lucrativos, onde serão apresentadas ferramentas que possibilite o aluno adquirir recursos cognitivos para assessorar decisões de investimento quando profissionais, em questões tipo decidir se é melhor comprar ou produzir na própria empresa, mensurar retorno de projetos de investimentos e avaliar o valor da empresa.
As principais técnicas serão apresentadas através do uso de um fluxo de caixa sintético.
Posteriormente será apresentado, ao aluno, a confecção de um fluxo de caixa projetado com seus respectivos detalhamentos e por último será apresentado um exemplo de mensuração do valor da empresa, fazendo uso do trabalho de avaliação da CELPE – Companhia
Energética de Pernambuco S/A., cuja análise crítica e reavaliação poderão ser efetuadas pelos alunos.
Orçamento de capital
Orçamento de capital é o estudo dos investimentos de longo prazo e seu retorno, sempre confrontado com o custo de capital – custo de oportunidade.
Nele vamos utilizar os conhecimentos de matemática financeira e estatística para analisar a viabilidade de se aceitar ou não certos projetos de investimento, além de toda uma base de projeções econômico-financeiras, tais como estimativa de vendas, custos e fluxo de caixa.
As boas abordagens trabalham, basicamente, em cima do fluxo de caixa projetado, que nada mais é do que uma espécie de demonstração de resultados projetada ajustada pelas despesas que não impactam no fluxo, tais como depreciação, amortização do imobilizado e exaustão. Dos métodos a serem utilizados para a avaliação de investimentos destacam-se: valor presente líquido; taxa interna de retorno; índice de rentabilidade.
Convém lembrar que outras medidas de caráter mais simplista são utilizadas por algumas empresas, tais como