Estudo Estatístico da Produção de Embalagens Plasticas
Guilherme Oliveira Menezes - RA: 09.02747-5
Rodolfo Conversani - RA: 10.02276-7
Bruno Henrique Chieza - RA: 11.95018-8
Professor: Daniel K. Scheffer
Introdução
Para a realização do trabalho, visitamos a empresa Meneplast, empresa especializada em produção sob encomenda de embalagens de polipropilleno(PP) com ou sem estampa.
A empresa foi fundada em 1966, completando hoje 47 anos. Seus principais processos de produção incluem a extrusão do polímero, impressão das estampas(quando necessário) e corte-e-solda para divisão das embalagens. Aferimos medições de tempo para os seguintes processos:
1 - Corte e solda;
2 - Prensa de corte;
3 - Encaixotamento de conjuntos;
4 - Corte de conjuntos.
Descrição dos processos
1- Máquina Corte-solda
Operação:O rolo de plástico já impresso é colocado na máquina de corte e solda para divisão das embalagens e soldagem na linha do corte para fechamento da embalagem, produzindo assim um saco plástico.
Setup: Configuração das medidas da embalagem para corte.
2- Prensa de Corte
Operação: A prensa de corte é utilizada apenas para clientes que querem um corte diferente na embalagem, no dia visitado a prensa estava trabalhando e fizemos as medições. O operador pega algumas embalagens que já passaram pelos processos de impressão, corte e solda, e corta vários sacos de uma vez na prensa. A presa segue um corte padrão, não havendo setup.
3- Encaixotamento
Operação: O operador da máquina de corte e solda, recolhe as embalagens que vão saindo da máquina e empilhando-as dentro de uma caixa de papelão do tamanho adequado.
Fila: As embalagens são empacotadas em grupos de cem, sendo necessário esperar a conclusão do corte e soldagem de um conjunto de embalagens para acontecer o emcaixotamento.
4- Corte de Conjuntos
Operação: Alguns clientes pedem que seu produto seja entregue empacotado em sacos plásticos ao invés de caixas. Neste processo o