A reciclagem de embalagens plásticas: o estudo de caso de londrina.
1. EQUIPE DE TRABALHO:
-------------------------------------------------
Ana Claudia Justus Barroso
-------------------------------------------------
2. TÍTULO:
-------------------------------------------------
A RECICLAGEM DE EMBALAGENS PLÁSTICAS: O ESTUDO DE CASO DE LONDRINA.
-------------------------------------------------
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA:
Atualmente as discussões em torno dos problemas ambientais são pertinentes em relação ao destino final e ao gerenciamento do lixo gerado nas cidades brasileiras. A problemática é complexa, do ponto de vista que a municipalização das responsabilidades em relação à coleta e destinação final dos resíduos torna-se ações com menores preocupações pelas prefeituras que priorizam os investimentos em áreas como saúde, educação e moradia. Neste contexto, a preocupação com a o lixo se torna secundária, agravando a situação ambiental desses municípios que sem uma política em relação ao lixo acabam por destiná-los aos conhecidos “lixões” sem reaproveitar grande parte desses materiais para a reciclagem e ao mesmo tempo causando grandes impactos ao meio ambiente.
Sem a aplicação de técnicas como a reciclagem muito do lixo gerado deixa de ser reaproveitado e o que poderia tornar-se uma fonte de renda para inúmeras famílias além de causar os impactos ambientais. O acelerado crescimento das cidades brasileiras tem aumentado esse problema, pois com o aumento demográfico consequentemente a geração de lixo tende a crescer e com elas os problemas relacionados a destinação do lixo.
Devemos considerar a extrema importância de se analisar as questões ambientais em relação a destinação final do lixo. Essa destinação final tem dois caminhos, um é o aterro sanitário e o outro é o aterro comum, mais conhecido como “lixão”.
Segundo JARDIM, “Lixão é uma forma inadequada de disposição final dos resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples