trabalho
Professora Mônica Satolani
Curso de Administração
Teoria Geral da Administração
Tutora: Cristina Rizzatti
Alunos:
Edison Aparecido Lima – RA 6373218639
Lívia Cristina Resende dos Santos – RA 7705678434
Marion Wendt da Silva – RA 7535607854
Rogério Melita Di Siervi – RA 6791405238
São Paulo, 09 de outubro de 2013
ETAPA 1
INTRODUÇÃO
A Teoria da Administração tem o importante papel no dia a dia do administrador para solucionar os problemas do cotidiano, no contexto das empresas surgiu uma nova fase da Administração que é o Conhecimento que cada indivíduo da empresa possui e utiliza no campo de atuação.
Teorias de Taylor e a revolução que impactou as organizações naquela época e nos dias atuais.
Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método. O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações.
Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.).
As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos, características, estruturas e de objetivos diferentes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e não-lucrativas (como Exército, Igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais - ONGs - etc.). A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações,